ID: 31313
Autoria:
Iani Dias Lauer-Leite, Alice da Silva Moreira.
Fonte:
Administração: Ensino e Pesquisa, v. 11, n. 2, p. 163-190, Abril-Junho, 2010. 28 página(s).
Palavras-chave:
Administração , ensino , estratégia , motivação
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O recrudescimento da competição e o crescimento de vagas não ocupadas caracterizam a situação de algumas instituições que oferecem o curso de Administração. Essa condição é agravada pela deficiência de dados sobre condicionantes para a escolha dessa carreira e de uma dada instituição de ensino. O presente trabalho, considerando esse cenário competitivo, se propôs desenvolver uma investigação dirigida ao mapeamento de aspectos associados à seleção de Administração como curso superior e à escolha da instituição de ensino superior como ofertante do serviço, focalizando a pesquisa na região do ABC Paulista. Numa primeira fase, de caráter exploratório, por meio de entrevistas com especialistas, levantaram-se motivos vinculados às escolhas. Seguiu-se uma investigação descritiva, com entrevistas a 1635 estudantes. Empregando-se instrumental multivariado, foram identificados cinco fatores para a opção pelo Curso de Administração: potencialidade, afinidade, continuidade, acessibilidade e familiaridade com a carreira. Para a escolha da instituição, quatro fatores foram levantados: infra-estrutura, imagem, indicação e acessibilidade, oferecendo-se dados efetivos para decisões de operação, de oferta de serviços e de comunicação junto às instituições.