ID: 31396
Autoria:
Ana Cristina Batista-dos-Santos, Emanuelly Alves Pelogio, Monique Fonseca Cardoso, Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre.
Fonte:
Administração: Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 2, p. 265-296, Abril-Junho, 2011. 32 página(s).
Palavras-chave:
Administração , administrador , crítica
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O texto tem como objetivo compreender criticamente as concepções de Administração e administrador de graduandos em Administração – iniciantes e concluintes – de duas universidades públicas federais de um estado do Nordeste brasileiro. Realizaram-se dois tipos de entrevistas, com doze sujeitos. Entre os resultados, destacam-se algumas dimensões. Sobre os motivos para a escolha do curso de Administração, estão: vocação; conveniência; ser um curso generalista; como complemento; curso substituto; e, ainda, voltado para a prática. No tocante às representações de Administração, predominam: ciência, arte, mediação, pragmatismo, senso comum e adiamento. Sobre o administrador, há um silêncio discursivo, emergindo em seu lugar: o professor, o empreendedor e o servidor público. Os resultados indicam que a natureza, a conceituação, e o papel da Administração e do administrador na sociedade e nas organizações não estão claros para os sujeitos entrevistados. Tal indefinição gera para os entrevistados riscos, principalmente ontológico, ao não conseguirem definir o que seja administração, e instrumentalizarem o exercício da profissão – e existencial – ao discursivamente silenciarem sobre si mesmos como administradores no futuro.