ID: 984
Autoria:
Michelle Trombini Duarte, Sandra Alberta Ferreira, Suely Pereira Lopes.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 1, n. 2, p. 101-120, Abril-Junho, 2009. 20 página(s).
Palavras-chave:
Avaliação de desempenho , Gestão por competências , Gestão pública
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Em um contexto de constantes mudanças, o diferencial para o sucesso das
organizações está na capacidade de inovar. Neste cenário, o capital
humano tem um papel fundamental, pois é quem pensa e executa as
estratégias das organizações. A gestão por competências tem sido
apontada como um modelo gerencial alternativo que se propõe a gerenciar
as lacunas de competências, reduzindo, assim, a discrepância entre as
competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e
aquelas já disponíveis no quadro funcional da organização. O setor
público também tem procurado acompanhar essa tendência, buscando adotar
uma gestão mais estratégica, flexível e empreendedora. Com o intuito de
verificar a aplicação de modernos modelos de gestão, como a gestão por
competências, em organizações públicas, é que se desenvolveu esta
pesquisa, mediante um estudo de caso na Universidade Federal do
Tocantins (UFT). Dos dados coletados desse estudo de caso, pode-se
observar que um dos desafios das organizações públicas consiste no
estímulo e criação de mecanismos que propiciem o desenvolvimento
profissional, fomentando a aprendizagem e oferecendo aos servidores
oportunidades reais de crescimento profissional. Concluiu-se que a
aplicabilidade da gestão por competências nas organizações públicas
proporciona o suporte necessário para as ações de desenvolvimento e
capacitação, satisfazendo às exigências do Ministério da Educação (MEC);
cumprindo a Lei 11.091/2005, que instituiu o Plano de Desenvolvimento
dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em
Educação (PDIPCCTAE); sendo, portanto, uma ferramenta para o
desenvolvimento dos servidores e das organizações públicas.