ID: 31679
Autoria:
Valdemir Pires, Suylan de A. Midlej e Silva, Sergio Azevedo Fonseca, Patrícia Vendramini, Fernando de Souza Coelho.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 6, n. 3, p. 110-126, Julho-Setembro, 2014. 17 página(s).
Palavras-chave:
Área de Conhecimento Multidisciplinar , Diretrizes Curriculares Nacionais de Administração Pública , ENEAP , Ensino de Graduação , Setor Público
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo apresenta o Campo de Públicas, que congrega professores e estudantes dos cursos de graduação em Administração Pública, Gestão Pública,
Gestão de Políticas Públicas, Gestão Social e Política Públicas, no Brasil, em torno do ethos republicano e democrático como valores, e da visão multidisciplinar
como proposta de construção do conhecimento. Baseado em pesquisa bibliográfica, análise documental e, sobretudo, na observação participante dos autores como
atores na construção do Campo, o artigo é per se um dossiê. Inicia-se com a definição do Campo e descreve – pormenorizadamente – seu movimento constitutivo
nos últimos 12 anos, que culminou na homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Administração Pública, em 2013. O texto mostra a concretização e o
crescimento do Campo no país, diante da crescente oferta do ensino de graduação, perante a revalorização e a ampliação do setor público no país. Ao final, elencam-se alguns desafios, concernentes ao seu processo de institucionalização e identidade.