ID: 34020
Autoria:
Annita Valléria Calmon Mendes, Luiz Fernando de Macedo Bessa, Suylan de Almeida Midlej e Silva.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 7, n. 1, p. 2-8, Janeiro-Março, 2015. 7 página(s).
Palavras-chave:
gestão da ética , governança , serviço público
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Motivado pelo debate internacional sobre governança e pela crescente demanda social por mais ética na administração pública, sobretudo desde 1990, após a promulgação da Constituição Federal, este artigo lança luz sobre a gestão da ética e propõe fazer um diagnóstico sobre o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal brasileiro a partir de três unidades de análise: orçamento, ferramentas de gestão e participação social. Foi realizada pesquisa qualitativa com análise de conteúdo de 71 atas de reuniões realizadas pela Comissão de Ética Pública, órgão coordenador do referido sistema, entre 2000 e 2007. O recorte temporal restringe a análise para o período de transformação dos programas para promover a ética no Executivo Federal em um sistema estruturante da administração pública. Embora orçamento e ferramentas de gestão tenham sido utilizados em escala crescente, a participação social foi restrita a determinados grupos e não foi efetiva na implementação do sistema.