ID: 45178
Autoria:
Andressa Centenaro, Angela Maria Ortolan Bonemberger, Tainara Sartori, Julio Cesar Ferro de Guimarães.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 9, n. 2, p. 130-134, Abril-Junho, 2017. 5 página(s).
Palavras-chave:
Organizações sem fins lucrativos , Planejamento estratégico , Saúde pública , Terceiro setor
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
Ver Resumo
A gestão de um hospital filantrópico é mais complexa do que aparenta. Embora receba benefícios fiscais, sua gestão depende da tomada de decisões tal qual as empresas privadas. A organização em estudo, o Hospital Nossa Senhora, trata-se de uma instituição filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos, idealizada por um grupo de indivíduos visionários, na década de 80, que fundaram um hospital para melhor atender a comunidade. Porém, a manutenção dessa entidade tornou-se uma tarefa que exige muito dos gestores. Após ter passado por duas crises financeiras, o futuro do hospital é incerto e depende de uma série de decisões de seus gestores. Diante ao exposto, esse caso pretende promover uma discussão sobre a gestão das instituições sem fins lucrativos e sobre a dificuldade dos hospitais frente aos problemas de gestão pública e do Sistema Único de Saúde (SUS).