ID: 50022
Autoria:
Rozélia Laurett, Emerson Wagner Mainardes.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 10, n. 3, p. 188-198, Julho-Setembro, 2018. 11 página(s).
Palavras-chave:
Características pessoais , Comportamento do doador , Doação de dinheiro e/ou bens , Doação para organizações filantrópicas , Motivação para doação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os fatores pessoais que motivam os brasileiros a doarem dinheiro e/ou bens. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa quantitativa com corte transversal. Inicialmente foram identificadas na literatura 58 características pessoais, que tendem a motivar o comportamento de doação de dinheiro e/ou bens. Estas variáveis foram convertidas em afirmações e, posteriormente, estruturadas em um questionário com uma escala de Likert de 5 pontos. Este questionário foi aplicado junto a 1.073 doadores brasileiros que afirmaram realizar a doação de dinheiro e/ou bens. Após coletados os dados, foi realizada a análise fatorial. O agrupamento das variáveis na análise fatorial resultou em 10 fatores de características pessoais (Conformidade Social, Aspectos Sociodemográficos, Necessidade e Prazer em Ajudar, Aspectos Econômicos, Comprometimento com o Próximo, Benefícios Psicológicos, Auto Reflexão, Contribuição à Sociedade, Situação Pessoal e Humor e Hábito). Tal análise favoreceu a identificação de dimensões subjacentes das características pessoais que tendem a motivar a doação de dinheiro e/ou bens.