ID: 57358
Autoria:
Lidiane Zambenedetti, Rodrigo Angonese.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 12, n. 2, p. 1-15, Abril-Junho, 2020. 15 página(s).
Palavras-chave:
Gestão pública , Nova Sociologia Institucional , Orçamento Público , Planejamento Público
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo orçamentário de uma instituição pública de ensino sob a ótica do isomorfismo. A proposta teórica e conceitual para o isomorfismo foi baseada em Dimaggio e Powell. Segundo o isomorfismo, as organizações tendem a se assemelhar, incluindo práticas de gestão, como é o caso do orçamento público. O entendimento do processo orçamentário permite possibilidade de aprimorá-lo, permitindo ganhos para as instituições e para a sociedade. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, adota a perspectiva da Teoria Institucional. O procedimento técnico foi o estudo de caso, realizado junto a uma instituição pública federal de ensino. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas, análise documental e observação participante junto a seis campi da instituição de ensino. Os resultados mostram que o processo orçamentário da instituição é influenciado pelos três tipos de isomorfismo (coercitivo, mimético e normativo). Observou-se que os três tipos de isomorfismo atuam simultaneamente, influenciando o processo orçamentário, com destaque para o isomorfismo coercitivo. O isomorfismo normativo é o menos explorado. A criação de um ambiente que potencialize o isomorfismo mimético, ou associações que permitam a defesa de interesses comuns, na perspectiva do isomorfismo normativo, estão entre algumas ações que podem aumentar a eficiência da gestão pública.