ID: 52629
Autoria:
Taís Duarte Silva, Janser Moura Pereira.
Fonte:
Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 11, n. 2, p. 330-350, Maio-Agosto, 2018. 21 página(s).
Palavras-chave:
Administração , Ciências Contábeis , Estresse , Estressores , Universitários
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Pesquisas de diversas áreas têm apontando a incidência de adversidades psicológicas em estudantes no período universitário, dentre as quais destaca-se o estresse. Esse fenômeno tem sido investigado, principalmente, em relação às suas causas e possíveis implicações no ambiente acadêmico. Nesse cenário, situa-se a proposta deste estudo, o qual objetivou investigar o nível de estresse, bem como as fontes do estresse em alunos de Ciências Contábeis e Administração em uma instituição de ensino superior pública federal. Para cumprir tal objetivo, foram investigados 684 estudantes, sendo 60% do curso de Ciências Contábeis e 40% do curso de Administração. Por meio da análise descritiva, verificou-se que 51,17% dos respondentes se encontram com altos níveis de estresse. Para averiguar possíveis fatores relacionados ao estresse, utilizou-se da análise de regressão linear múltipla. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a relação significativa das variáveis sexo e renda, evidenciando que estudantes do sexo feminino e com menor renda familiar apresentaram maiores níveis de estresse. Já os estressores mais frequentes são a falta de motivação e a decepção com determinadas disciplinas. Para avaliar a relação do estresse com o rendimento acadêmico dos alunos, realizou-se o teste de correlação de Spearman, o qual não evidenciou relação significativa. Desse modo, entende-se que é preciso direcionar a atenção aos principais elementos que se relacionam com o estresse, visto que esse fenômeno, em níveis elevados, pode gerar implicações diversas na vida dos estudantes.