ID: 52773
Autoria:
Vanessa de Quadros Martins, Carlos Alberto Diehl, Antonio Carlos Brunozi Júnior.
Fonte:
Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 11, n. 3, p. 464-483, Setembro-Dezembro, 2018. 20 página(s).
Palavras-chave:
Missão , Sistema de Crenças , Teoria da Contingência
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo do sistema de crenças é comunicar formalmente os valores básicos, propósito e direção para a organização. Esses valores fundamentais estão ligados à estratégia de negócios da empresa. Para essa pesquisa considerou-se a missão, que é um instrumento do sistema de crenças e estabelece as direções das atividades pelas organizações. As declarações de missão podem ser influenciadas por fatores externos e internos na organização. Partindo disso, a pesquisa avaliou a efetividade das declarações de missões, conforme o modelo de Pearce e David (1987), e sua relação com os fatores contingenciais. Para testar essas predições, fundamentando-se na teoria da contingência, a pesquisa contemplou uma amostra de 364 empresas da Argentina, Brasil, Chile, México e Peru no período de 2015. Utilizou-se de técnica qualitativa para a análise hermenêutica do conteúdo das missões. A segunda etapa contemplou análise quantitativa, com o uso de regressão linear múltipla. Os resultados evidenciaram que a hipótese foi rejeitada, pois apenas um dos fatores contingenciais (estratégia) apresentou significância. Verificou-se que nenhuma das missões analisadas apresentam todos os oito elementos do modelo, sendo que a maioria delas possui entre dois e quatro elementos. Dentre esses elementos, os mais frequentes foram serviço oferecido e conceito próprio, encontrados em mais de 70% das missões analisadas. A análise hermenêutica evidenciou uma ampla gama de palavras utilizadas na construção das missões, sendo as mais utilizadas clientes, qualidade, valor, desenvolvimento e acionistas. Ao reforçar a importância do sistema de crenças, considerando o papel da missão e mostrando que a divulgação dos elementos pode auxiliar as empresas em suas estratégias, este estudo contribui para a análise das relações entre os fatores contingenciais e a efetividade do enunciado da missão. Uma nova perspectiva sobre o uso da teoria da contingência, na qual o uso de dados secundários foi feito para tentar estabelecer essa relação.