ID: 54459
Autoria:
Gustavo da Rosa Borges, Thiago Antonio Beuron, Rodrigo Garcia Stoll, Valéria Garlet.
Fonte:
Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 8, n. 1, p. 129-144, Janeiro-Junho, 2019. 16 página(s).
Palavras-chave:
Atitudes Sustentáveis , Consciência Ambiental , Intenção de Compra
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A crescente preocupação com a área ambiental – devido a assuntos como exploração excessiva dos recursos naturais, consumo excessivo e desordenado, geração de resíduos pós-consumo, entre outros fatores que contribuem para o esgotamento dos recursos naturais e ameaçam a sustentabilidade dos sistemas – reflete temas emergentes que levam a questões sobre o consumo de produtos mais ecológicos. Nesse sentido, este estudo surgiu com o objetivo de verificar se a consciência ambiental e a atitude de compra influenciam na intenção de comprar produtos orgânicos. Foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa em um município do Estado do Rio Grande do Sul que, teoricamente, preserva tradições de costumes de pequenas cidades nas quais os produtos locais e a proximidade com o campo sugerem ser fatores decisivos na cultura de compra dos moradores. Com base na escala de Silva, Filho e Freire (2015), foi realizado um survey com uma amostra não probabilística, por conveniência, totalizando 206 casos. Os resultados mostram que existe uma fraca relação entre consciência ambiental e atitudes sustentáveis, da mesma forma que essa relação também foi considerada fraca quando comparada à consciência ambiental em relação às intenções de compra. Atitudes sustentáveis têm mostrado uma relação moderada com a intenção de compra, indicando que os consumidores que agem de forma sustentável tendem a ser positivamente influenciados a consumir produtos ecologicamente sustentáveis. Os achados fornecem indícios para pesquisas futuras sobre as relações entre atitudes sustentáveis e intenção de compra, que podem sugerir que os consumidores escolhem orgânicos porque causam menos dados ao meio ambiente, e a relação mais fraca entre consciência ambiental e atitudes sustentáveis que podem indicar a existência de variáveis não ambientais para a compra de um produto orgânico, como o consumo de orgânicos por apelos relacionados à saúde humana.