ID: 13021
Autoria:
Bruno Henrique Rocha Fernandes, Luis Gabriel Abravanel Santos, Rosemeri Rosalin Paulin, Jucelia Appio Tibola.
Fonte:
BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 10, n. 3, p. 254-272, Julho-Setembro, 2013. 19 página(s).
Palavras-chave:
atitude , desempenho organizacional , HPWS , percepção , produtividade , qualidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre atitudes e
percepções dos funcionários e o desempenho organizacional, avaliado em
termos de qualidade e produtividade, em empresas de manufatura. Como
base teórica, assume-se pressupostos da Visão da Empresa Baseada em
Recursos (VBR) e discussões sobre Sistemas de Trabalho de Alta
Performance (High Performance Working Systems – HPWS) que investigam
como variáveis de gestão de pessoas influenciam o desempenho
empresarial. Aplicou-se uma survey a 11 empresas de manufatura do sul do
Brasil que possuíam práticas de HPWS, com uma amostra de 294
respondentes. As variáveis de percepção e atitude foram submetidas à
análise fatorial, sendo que a percepção foi categorizada em três
construtos e a atitude em dois. Foram então construídas hipóteses
relacionando os construtos das variáveis atitude e percepção com as
variáveis qualidade e produtividade. Os resultados evidenciaram que
tanto atitudes quanto percepções dos funcionários afetaram aqualidade e a
produtividade organizacionais. A percepção negativa do trabalho em
relação ao apoio está inversamente relacionada com a produtividade e a
atitude de comprometimento com relação à empresa está diretamente
correlacionada com a produtividade. Já a percepção negativa do trabalho
em relação à pressão está inversamente proporcional à qualidade e à
atitudede orgulho com relação à empresa está diretamente correlacionada
com a qualidade. Porém, a variância explicada nas regressões foi baixa, o
que sugere que outras variáveis influenciam essa relação. De fato,
atitudes e percepções influenciam qualidade e produtividade, porém, há
que se levar em conta fatores organizacionais como processos e
tecnologias adotados pelas empresas, além do próprio efeito direto das
HPWS, o que reforça constatações da VBR, mediante as quais o desempenho
resulta da articulação de um conjunto de recursos, e não de recursos
isoladamente considerados.