ID: 38034
Autoria:
Elidiane Melo, Marcos Primo, Carla Pasa Gómez, Rodrigo Gayger Amaro, Daniela Moser.
Fonte:
BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 12, n. 3, p. 210-224, Julho-Setembro, 2015. 15 página(s).
Palavras-chave:
Gestão da Cadeia de Suprimentos , isomorfismo , responsabilidade social
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A pesquisa tem como objetivo analisar a influência dos critérios de responsabilidade social na gestão de fornecedores de segunda camada da cadeia de suprimentos da Petrobras. Consideram-se como critérios de responsabilidade social os critérios de SMS e Gerencial, utilizados pela Petrobras na seleção de fornecedores. A pesquisa é um estudo qualitativo de múltiplos casos, tendo como unidades de análise as empresas Alfa, Beta e Gama. Os principais resultados indicam que, no aspecto da responsabilidade social, a Petrobras influencia de forma diferente as empresas pesquisadas. Percebe-se que os critérios de SMS e Gerencial da Petrobras influenciam de forma superficial as práticas de gerenciamento de fornecedores nas empresas da pesquisa. As empresas Alfa e Beta apresentam um comportamento isomórfico coercitivo, enquanto a empresa Gama não apresenta enquadramento nas categorias isomórficas, pois sua atuação foi desenvolvida de forma independente ao relacionamento com a Petrobras. Por fim, acredita-se que, se há na Petrobras a intenção de disseminar as práticas presentes em seus critérios de SMS e Gerencial ao longo da cadeia de fornecedores, a estatal precisa reavaliar seu processo de seleção em questões voltadas ao aprimoramento do escopo dos requisitos, além da forma como orienta a propagação desses ao longo da cadeia de suprimentos.