ID: 57105
Autoria:
Daniela Martins Diniz, Fabrício Molica de Mendonça, Paulo Henrique de Lima Siqueira, Moema Guimarães Santos.
Fonte:
BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 17, n. 1, p. 70-99, Janeiro-Março, 2020. 30 página(s).
Palavras-chave:
Condições Universitárias , Interação universidade-empresa , Transferência de conhecimento
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo da pesquisa foi o de analisar a influência das condições universitárias no desempenho da transferência de conhecimento (TC) entre uma universidade pública federal de Minas Gerais e suas empresas parceiras. Em termos metodológicos, foi desenvolvida pesquisa qualitativa com base no método de estudo de caso instrumental aplicado na maior universidade pública federal de Minas Gerais (eleita, em 2016, a instituição brasileira com maior pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Os resultados do estudo levam ao entendimento de que algumas condições organizacionais da Universidade favoreceram a TC, enquanto outras representaram desafios no processo. Observou-se que, na instituição investigada, tem sido feito intenso esforço para melhorar a interação da universidade com o setor produtivo a partir de políticas e ações promovidas, sobretudo, pela Coordenadoria de Transferência Tecnológica da Universidade. Todavia, ainda existem desafios internos em relação à transferência de conhecimentos da Universidade para o setor produtivo, situação também perceptível em outras universidades brasileiras. Os resultados da pesquisa sinalizam, ainda, que o desempenho da transferência é dificultado quando há menor flexibilidade das regras relacionadas à TC e ausência de políticas de incentivo no contexto universitário que estimulem o professor a transferir os seus conhecimentos para o setor produtivo. Quanto à sua contribuição teórica, o estudo avança ao apontar fatores críticos da transferência de conhecimento entre U-E, contribuindo para elucidar como fatores de contexto universitário influenciam no desempenho desse processo, um tópico de pesquisa considerado contemporâneo e relevante.