ID: 8866
Autoria:
Márcio André Veras Machado, Otávio Ribeiro de Medeiros.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 9, n. 4, p. 28-51, Setembro-Dezembro, 2012. 24 página(s).
Palavras-chave:
Anomalias , efeito liquidez , precificação de ativos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo teve por objetivo analisar se existe o efeito liquidez no
mercado acionário brasileiro. Além de analisar o efeito liquidez, este
artigo avaliou a capacidade do CAPM e do modelo de três fatores de Fama e
French (1993) em explicá-lo. Para isso, foram analisadas as empresas
com ações negociadas na Bovespa, no período de 1995 a 2008. De acordo
com os resultados obtidos, pode-se concluir que existe um prêmio de
liquidez no mercado brasileiro, independentemente da proxy
utilizada. O prêmio mensal variou de 0,83% a 2,19%, não ajustado ao
risco, e de 1,77% a 2,78%, ajustado ao risco conforme CAPM, e de 1,24% a
3,04%, ajustado ao risco conforme modelo de três fatores,
respectivamente. Observou-se, ainda, que o prêmio de liquidez não foi
restrito ao mês de janeiro e não houve grandes alterações, ao serem
utilizados períodos distintos na análise. Diante dessas evidências, a
hipótese do presente artigo, de que existe um prêmio de liquidez no
mercado brasileiro, não pode ser rejeitada. Ademais, constatou-se que
tanto CAPM quanto o modelo de três fatores falham na explicação do
efeito liquidez. Os resultados obtidos neste trabalho podem fomentar o
estabelecimento de políticas corporativas que suavizem os custos de
liquidez, isto é, que melhorem a liquidez dos títulos negociados,
reduzindo, por consequência, o custo de capital. Dessa forma, uma
empresa pode aumentar seu valor de mercado, melhorando a liquidez dos
seus títulos e ações, uma vez que quanto menor o custo de capital, maior
o valor da empresa.