ID: 10251
Autoria:
Luciana Terra Targino, André Torres Urdan, Marie Agnes Chauvel.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 10, n. 2, p. 124-141, Abril-Junho, 2013. 18 página(s).
Palavras-chave:
desempenho , marketing de relacionamento , Marketing transacional , práticas de marketing
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O marketing transacional, por tempos, reinou na teoria e na prática
(SHETH; PARVATIYAR, 1995), destacando os 4Ps (KOTLER, 2006). Porém
algumas companhias, principalmente as de serviços e de indústria,
começaram a ter dificuldade com a falta de personalização e de interação
de tal prática (HANKANSSON, 1982), (BRENTANI, 1991). Nesse contexto,
surgiu o Programa de Práticas de Marketing Contemporâneas (CMP). Nele,
Coviello; Brodie e Munro (1997) e Coviello, Milley e Macolin (2001), a
partir de concepções de Grönroos (1996), apontaram cinco tipos de
marketing em função da interação empresa/cliente, sendo quatro de
relacionamento e um transacional. Os resultados em diversos países
revelaram a coexistência dos marketings relacional e transacional em
muitas firmas, mas em composições variadas. Mas, afinal, como se dá tal
fenômeno no Brasil? Como cada prática de marketing se liga ao desempenho
empresarial? Trata-se de uma pesquisa descritiva, com dados levantados
de executivos, usando-se o questionário padrão do CMP, acrescido de uma
bateria sobre desempenho.