ID: 30610
Autoria:
Francisco Vicente Sales Melo, Salomão Alencar de Farias.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 11, n. 2, p. 143-167, Abril-Junho, 2014. 25 página(s).
Palavras-chave:
Destinos turísticos , Identidade , Sustentabilidade , Websites
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Na escolha de uma destinação turística a lazer, o consumidor leva em consideração diversos fatores, como questões culturais, atrativos naturais, história, pontos de interesse, entre outros. Neste estudo, a intenção é verificar se a questão da sustentabilidade também se apresenta como um fator determinante na escolha de um destino para esta finalidade. Desse modo, este artigo investiga a relação entre a identidade de uma destinação turística, apresentada em seu website oficial a partir de características de sustentabilidade, a avaliação do destino e a intenção de compra por parte do consumidor. Para tanto, fez-se uso de um quase-experimento com sítios turísticos oficiais de dois países: Brasil e Holanda. Os resultados revelaram que os sujeitos analisados não tendem a apresentar atitudes positivas na avaliação de destinos que enfatizam questões de sustentabilidade em sua promoção via websites. Além disso, esses elementos não contribuíram para a formação de uma imagem positiva e para o aumento da intenção de visitar (comprar) o destino.