ID: 31540
Autoria:
Nathália de Melo Santos, Marcelo Bronzo, Marcos Paulo Valadares de Oliveira, Paulo Tarso Vilela de Resende.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 11, n. 3, p. 106-129, Maio-Junho, 2014. 24 página(s).
Palavras-chave:
Cultura organizacional , Desempenho organizacional , Estrutura organizacional , Gestão de pessoas , Gestão por processos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo apresenta os principais achados de uma pesquisa que teve como objetivo descrever as relações entre variáveis da estrutura organizacional, cultura organizacional e gestão de pessoas — considerando-se os pressupostos da abordagem de orientação para processos de negócio (Business Process Orientation/BPO) — e identificar a relação entre esses construtos e o desempenho organizacional, a partir das quatro dimensões críticas do balanced scorecard: financeira, cliente/mercado, processos/capacidades e aprendizado/crescimento. Foram utilizados dados de uma amostra de 368 empresas brasileiras de médio e grande porte. Por meio da modelagem de equações estruturais, foram analisadas as associações entre os construtos do modelo nomotético proposto. Os resultados apontam para a existência de associações positivas e estatisticamente significativas entre os construtos investigados, à exceção da relação entre o construto estrutura organizacional e desempenho organizacional. Os resultados da pesquisa, inclusive atinentes à associação não tão expressiva entre elementos de estrutura e do desempenho organizacional, sugerem que iniciativas em BPO podem afetar de forma contundente os resultados do desempenho organizacional, ampliando as discussões sobre o tema.