ID: 32127
Autoria:
Ana Teresa Silva Néto, Rivanda Meira Teixeira.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 11, n. 4, p. 1-29, Julho-Agosto, 2014. 29 página(s).
Palavras-chave:
Inovação , Mensuração do grau de inovação , Micro e pequena empresa
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo deste estudo foi mensurar o grau de inovação de micro e pequenas empresas sergipanas. Foi realizada survey com 1.260 MPEs participantes do Projeto Agentes Locais de Inovação do SEBRAE em Sergipe, entre empresas das cadeias produtivas de alimentos, construção civil, madeira e móveis, saúde, têxtil e confecção. A ferramenta utilizada para medir o grau de inovação foi o radar da inovação, desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006), que se utiliza de doze dimensões: oferta, plataforma, marca, clientes, soluções, relacionamento, agregação de valor, processos, organização, cadeia de fornecimento, presença e rede. Essa ferramenta foi complementada por Bachmann e Destefani (2008) com a dimensão ambiência inovadora, pois um clima organizacional propício à inovação é pré-requisito na empresa. Como resultados, vale destacar que o grau de inovação médio encontrado nas MPEs em Sergipe foi de 2,01 que indicam ainda ser incipiente a inovação nesse grupo de empresas sergipanas e, portanto, as empresas foram classificadas como pouco inovadoras.