ID: 48928
Autoria:
Fernanda Leão Ramos, Jorge Brantes Ferreira, Angilberto Sabino de Freitas, Juliana Werneck Rodrigues.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 15, n. 2, p. 175-191, Março-Abril, 2018. 17 página(s).
Palavras-chave:
Adoção de tecnologia , Confiança , m-banking , Modelo TAM
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Apesar dos alegados benefícios do m-banking, a sua aceitação tem sido aquém das expectativas da indústria. Uma explicação plausível pode ser a inicial falta de confiança nos serviços disponíveis aos consumidores. O presente estudo tem como objetivo investigar o efeito da confiança na intenção de uso do m-banking no contexto brasileiro, especificamente entre usuários da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, foi desenvolvido e testado um modelo que relaciona a confiança e seus antecedentes (familiaridade, facilidade de uso, utilidade percebida, segurança, privacidade e inovatividade) com a intenção de uso do m-banking. Foi obtida uma amostra de 272 usuários de aplicativos móveis financeiros e por meio da Modelagem de Equações Estruturais as hipóteses foram testadas. Os resultados confirmaram a maior parte das hipóteses, e relações significativas foram verificadas entre o construto confiança e os demais construtos, as quais influenciam significativamente a intenção de uso de serviços bancários via m-banking.