ID: 58758
Autoria:
Isabel Cristina Scafuto, Fernando Serra, Luiz Guerrazzi, Émerson Maccari.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 17, n. 4, p. 458-487, Julho-Agosto, 2020. 30 página(s).
Palavras-chave:
Bibliometria , Estratégia das Escolas de Negócios , Relevância das Escolas de Negócios
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Examinamos a pesquisa existente nas Escolas de Negócios (EN) na tentativa de entender as influências estruturais e intelectuais na pesquisa convencional, bem como a evolução e as tendências da pesquisa. Por meio de um estudo bibliométrico de cocitação e pareamento bibliográfico, apoiado em análises fatoriais e de rede, de uma amostra de 493 artigos, examinamos 76 artigos selecionados e suas referências. Os resultados indicam que as críticas feitas às EN influenciaram os trabalhos principais. Encontramos três fontes principais de críticas no nível intelectual: Lacuna entre Teoria e Prática, Relevância Social e Currículos e Prática. Nos principais trabalhos identificamos seis tópicos diferentes: Relevância da EN, Relevância do Ensino, Relevância para a Prática, Relevância do Curriculo, Evolução e Influência da EN, e Reputação. Através de nossa pesquisa bibliométrica, contribuímos para a pesquisa das EN de duas maneiras. Permitiu a identificação de trabalhos e temas que influenciaram as reflexões nas EN, pois influenciaram a pesquisa em andamento e, consequentemente, as tendências da pesquisa. Além disso, os resultados servem como orientações possíveis para os gerentes da EN.