ID: 7755
Autoria:
Luiz Carlos Miranda, Alan José de Moura Silva, José Francisco Ribeiro Filho, Lino Martins da Silva.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 5, n. 3, p. 209-228, Setembro-Dezembro, 2008. 20 página(s).
Palavras-chave:
balanço orçamentário , cidadania , compreensibilidade das informações contábeis , contabilidade pública
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo replica, de forma adaptada, os estudos de Kinnersley e Fleischman (2001), Hall Jr. (2001) e Athayde (2002), focando a compreensibilidade das informações produzidas pela contabilidade governamental. O objetivo do estudo é avaliar se os cidadãos – principais destinatários da informação produzida pela contabilidade governamental – compreendem as informações divulgadas nos demonstrativos divulgados pelas entidades públicas. Neste estudo, avalia-se especificamente o Balanço Orçamentário, objetivando testar se esse demonstrativo é escrito numa linguagem compreensível pelos cidadãos, permitindo que estes acompanhem a execução orçamentária. Para tanto, utilizou-se um questionário, acompanhado de um Balanço Orçamentário de uma instituição governamental, que foi aplicado na Região Metropolitana do Recife (PE), junto a cidadãos com nível educacional acima da média da população brasileira. Após a aplicação de alguns testes estatísticos adequados para esse tipo de análise (Alfa de Crombach, teste Qui- Quadrado de Pearson e teste de Fisher), conclui-se que as informações produzidas pela contabilidade pública não são claras para a maioria dos cidadãos, independente do grau de escolaridade. Mesmo dentre aqueles que se consideram com bom conhecimento sobre contabilidade e sobre contabilidade governamental, o grau de compreensão dos relatórios produzidos pela contabilidade pública é baixo.