ID: 20909
Autoria:
Ana Bauberger Pimentel, Ruth Machado Barbosa, Davis Gruber Sansolo, Marta de Azevedo Irving.
Fonte:
Caderno Virtual de Turismo, v. 7, n. 3, p. 26-34, Setembro-Dezembro, 2007. 9 página(s).
Palavras-chave:
Dádiva , Encontro , Hospitalidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste artigo é analisar a hospitalidade sob a luz da teoria da dádiva. A reflexão envolveu uma articulação entre as questões associadas aos modelos clássicos de hospitalidade e as premissas associadas ao conceito da dádiva, tais como reciprocidade, gratuidade e espontaneidade. O referencial teórico de inspiração do trabalho partiu da obra de Marcel Mauss e dos estudos sobre hospitalidade. Para Godbout (1999, p. 20), a teoria da dádiva é "tão moderna e contemporânea quanto característica das sociedades primitivas." Já hospitalidade é um conceito polissêmico, com definições tão diversas quanto o enfoque dos autores que trabalham com o tema, seus usos e seus contextos. Para Lashey (2004), hospitalidade pode ser analisada com base em três domínios: social, privado e comercial, e representa fundamentalmente troca. Em todas as perspectivas, hospitalidade é interpretada como uma forma de relação humana baseada na ação recíproca entre visitantes e anfitriões, portanto, ela está associada à relação social, aos vínculos, em suma, à dádiva. Um ambiente hospitaleiro e acolhedor favorece encontros, formação de vínculos entre desconhecidos ou reforço de vínculos entre conhecidos e é quando as pessoas e os grupos humanos estão em contato e intercâmbio que se descobrem, gerando diversificação e riqueza de valores.