ID: 2095
Autoria:
Silvio L G Vianna, Valmir Emil Hoffmann.
Fonte:
Caderno Virtual de Turismo, v. 9, n. 2, p. 1-16, Maio-Agosto, 2009. 16 página(s).
Palavras-chave:
clusters , Turismo , turismo cultural , vantagens competitivas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O turismo, nos últimos anos, tem se tornado uma fonte de geração de emprego e renda. Uma das formas de se explorar essa atividade é o turismo cultural, que permite o seu desenvolvimento de maneira sustentável. Porém, para que essa sustentabilidade aconteça, é primordial que a destinação turística possua vantagens competitivas (Dwyer; Kim, 2003). Para entender o processo de criação dessas vantagens, utilizou-se a teoria relativa às aglomerações territoriais (clusters), conforme definido por Brusco (1990) e Porter (1998, 1999). O objetivo do trabalho é efetuar a classificação dos municípios catarinenses, conforme os indicadores necessários para a formação de um cluster de turismo cultural. Com este fim foram utilizadas informações, obtidas por meio do Perfil de Informações Básicas Municipais (IBGE, 2005), associadas aos indicadores envolvidos na formação da estrutura em questão. A pesquisa apresenta como uma de suas principais conclusões, a existência de um grupo de municípios que possui um conjunto de indicadores muito bom, quanto à possibilidade de formação de um cluster, tornando viável ao poder público, com pouca necessidade de investimentos, fomentar de maneira efetiva o desenvolvimento deste setor que tem profundas ligações com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas.