ID: 2164
Autoria:
Brenda Cristina Rocha Silveira, Juliane Fonseca da Silva, Yákara Vasconcelos Pereira Leite.
Fonte:
Caderno Virtual de Turismo, v. 9, n. 3, p. 15-31, Setembro-Dezembro, 2009. 17 página(s).
Palavras-chave:
marketing estratégico , Turismo , turismo de incentivo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente trabalho consiste numa investigação sobre o turismo de incentivo. Partindo do pressuposto de que o turismo pode ser considerado um importante propulsor econômico para uma localidade, examinou-se a possibilidade de desenvolvimento esse segmento na cidade do Recife, a qual apresenta atrativos diversificados, sendo capaz de atender a demandas emergentes. Demonstrar como o mercado de turismo de incentivo em Recife poderá ser desenvolvido constitui, portanto, o objetivo geral deste estudo. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, foram utilizadas diferentes técnicas de coleta de dados como: levantamento bibliográfico e documental; entrevistas e observação durante a participação nas principais feiras internacionais. Os principais elementos observados na investigação foram: os fornecedores, que contribuíram com sua percepção da realidade; e, os clientes reais e potenciais para o mercado, que possibilitaram a constatação da existência de um segmento em crescimento. Posteriormente, foram propostas estratégias fundamentadas em ações de marketing. Assim, verificou-se que, apesar das deficiências existentes, o turismo de incentivos está em crescimento e a cidade dispõe de um potencial ainda pouco explorado. Desse modo, alternativas foram propostas - tanto na esfera governamental quanto na iniciativa privada - para incrementar e desenvolver o mercado, na capital pernambucana e torná-la mais competitiva.