ID: 2201
Autoria:
Altair Sancho, Marta de Azevedo Irving.
Fonte:
Caderno Virtual de Turismo, v. 10, n. 3, p. 103-120, Setembro-Dezembro, 2010. 18 página(s).
Palavras-chave:
inclusão social , Plano Nacional de Turismo 2003/2007 , políticas públicas , turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O tema da inclusão social, apesar de ainda recente em políticas públicas de turismo, assume um espaço progressivo e cada vez mais freqüente nos discursos dos órgãos governamentais brasileiros e organismos internacionais. A promoção de inclusão social representa uma mudança de paradigma para o setor de turismo, uma vez que incorpora compromissos e princípios de sustentabilidade, em uma perspectiva de planejamento que transcende as demandas do próprio mercado. Nesse sentido, o presente ensaio visa tecer uma análise sobre o tema da inclusão social no âmbito do Plano Nacional de Turismo 2003/2007, a partir do contexto histórico de políticas públicas de turismo no Brasil. Para tal, o arcabouço metodológico envolveu levantamento bibliográfico e documental sobre o tema, interpretação das principais dimensões de inclusão social no discurso do PNT 2003/2007 e entrevista ao seu principal interlocutor estratégico da gestão pública. A pesquisa em questão indicou que as ações propostas com enfoque na promoção de inclusão social, embora positivas e inovadoras, foram ainda dispersas na configuração de gestão que norteou e conduziu o desenvolvimento do setor. Com efeito, os pressupostos de inclusão social, segundo enfoque adotado neste trabalho, integraram apenas, superficialmente, a perspectiva estratégica em ações e práticas na política pública em foco.