ID: 51803
Autoria:
Maria Emília Martins da Silva Garbuio, Paula Guadanhim Generoso, Gilberto da Rosa Gonçalves.
Fonte:
Caderno Virtual de Turismo, v. 18, n. 2, p. 23-40, Maio-Agosto, 2018. 18 página(s).
Palavras-chave:
Balonismo , Evento desportivo , Percepção , Qualidade , Serviços
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O turismo de eventos e, em especial, os festivais, impulsionam a dinâmica social, cultural e econômica das cidades que os sediam, demonstrando considerável crescimento no segmento de eventos, especialmente pelo poder de atração de públicos distintos pelo lazer e entretenimento. Contudo, uma das questões vitais para seu sucesso está na qualidade dos serviços e na sua estrutura operacional. Sob essa reflexão, o estudo buscou analisar a qualidade do 27º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS) segundo a percepção de seus visitantes, em relação aos serviços, infraestrutura e segurança do evento. Em relação aos métodos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e o levantamento survey, com amostragem não probabilística. A pesquisa foi aplicada no Parque Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues entre os dias 30 de abril a 03 de maio de 2015, com 1.473 entrevistados. Os resultados demonstraram que as expectativas do público foram atendidas por, aproximadamente, 94%. Contudo, algumas variáveis foram desaprovadas, como áreas de estacionamento, praça de alimentação e a divulgação tardia do evento em ferramentas midiáticas, requerendo atenção por parte dos gestores nesses aspectos.