ID: 9211
Autoria:
Lílian Weber, Carmem Ligia Iochins Grisci, Simone Mainieri Paulon.
Fonte:
Cadernos EBAPE.BR, v. 10, n. 4, p. 841-857, Outubro-Dezembro, 2012. 17 página(s).
Palavras-chave:
Cartografia , Gestão de Pessoas , Pesquisa na internet , Pesquisa Qualitativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No âmbito das discussões acerca das possibilidades metodológicas para
pesquisas sobre gestão de pessoas, este artigo tem como objetivo
apresentar a cartografia como alternativa ao uso dos métodos
tradicionais, contribuindo assim para inovar a construção do
conhecimento em administração. Ainda pouco explorada nessa área, a
cartografia consiste no mapeamento de territórios psicossociais,
acompanhando as linhas de força que os constituem. Atenta aos processos
que compõem a subjetividade e que se passam entre os estados
instituídos, busca abarcar a complexidade da vida, resistindo às
tendências reducionistas de métodos simplificadores. Neste artigo
descreve-se o percurso metodológico de uma pesquisa que busca não apenas
apreender as conexões efetuadas em um blog coletivo ligado a uma
política pública, mas também analisar as possibilidades de cooperação na
produção do trabalho e de si, concebidas em um contexto de trabalho
imaterial. A pesquisa apresentada está sendo desenvolvida na internet,
que também se configura como um campo ainda em exploração, sobretudo se
considerarmos a abordagem qualitativa. Quanto aos resultados
apresentados neste artigo, eles não dizem respeito ao objetivo da
pesquisa em andamento, mas às experimentações do método cartográfico
tematizado. Diferente de divulgar resultados parciais da investigação
inacabada, trata-se do exercício do próprio método: a construção das
metas no percurso da investigação. A cartografia prima pela
processualidade, o que permite tomar como valioso também o
compartilhamento dessa experiência em seus diferentes momentos de
produção. No final do artigo, a cartografia é indicada como alternativa
aos métodos tradicionais de pesquisa, contribuindo dessa forma para a
produção do conhecimento sobre o trabalho no cenário contemporâneo.