ID: 766
Autoria:
João Felipe Rammelt Sauerbronn, Eduardo André Teixeira Ayrosa, Denise Franca Barros.
Fonte:
Cadernos EBAPE.BR, v. 7, n. 1, p. 169-182, Janeiro-Março, 2009. 14 página(s).
Palavras-chave:
Consumo , Emoções , Sociologia das emoções
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O estudo das emoções no comportamento de compra e consumo dos indivíduos ganhou relevância nas últimas duas décadas, inclusive, no Brasil. A maior parte dos estudos, no entanto, parece oferecer uma única perspectiva para o estudo do fenômeno: aquela advinda da psicologia cognitiva. Apesar da reconhecida importância dessa visão, acreditamos que a adoção de novas perspectivas no estudo das emoções no consumo pode contribuir positivamente para a maior compreensão do tema. Além de oferecer contribuições para a prática do marketing, o estudo das emoções relacionadas ao consumo deve também apontar direções para a ampliação das bases filosóficas da disciplina, bem como, novas possibilidades à pesquisa gerencial de mercado. Neste estudo, observamos o estudo das emoções na pesquisa acadêmica de marketing recente, especialmente, no Brasil, discutindo as diferentes perspectivas existentes. A sugestão de uma abordagem complementar, baseada nos pressupostos da sociologia das emoções, e as implicações metodológicas dessa proposição encerram o artigo.