ID: 48159
Autoria:
Renata Tamirez Ramalho, Patrícia Maria Bortolon, Marcelo Alvaro da Silva Macedo.
Fonte:
Contabilidade, Gestão e Governança, v. 20, n. 3, p. 483-506, Setembro-Dezembro, 2017. 24 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho , Governança corporativa , Oportunidades de crescimento , Planos de opções de compra de ações (ESOP)
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente trabalho tem como objetivo analisar como as oportunidades de crescimento influenciam a relação entre planos de opções de compra de ações, ou, como é internacionalmente conhecido, employee stock options plans (ESOP), e desempenho das empresas. A linha teórica deste estudo parte da busca desse mitigar conflitos de agência, por meio de mecanismos para o alinhamento de interesses entre os gestores das organizações (agentes) e acionistas (principais), de forma a se assegurar a geração de valor para a empresa. Esse artigo replica e estende os estudos de Perobelli, Lopes e Silveira (2012) e de Hutchinson e Gul (2006). A pesquisa analisa empresas que tiveram suas ações negociadas em no mínimo 90% dos dias em que houve negociação na bolsa de valores. A amostra é composta por 115 empresas, no período de 2012 a 2014. Os dados foram extraídos a partir dos Formulários de Referência (FR), disponibilizados pela CVM, e a partir do banco de dados Com Dinheiro. Para estimar os modelos, foi utilizado o método de análise de dados em painel. A hipótese de pesquisa 1, de que empresas utilizam ESOP como forma de maximizar o desempenho, foi refutada. Os testes mostraram que ter ou não ESOP, por si só, não gera riqueza ao acionista, mas, sim, a qualidade na estruturação dos planos, ou seja, quando há uma distância entre o preço de exercício e o preço da ação na data da outorga (ações out-of-money). A hipótese 2 de pesquisa, que afirma que o efeito da presença de ESOP é influenciado pelas oportunidades de crescimento, foi aceita. Foram encontrados indícios consistentes de que o desempenho avaliado pelo retorno das ações é influenciado, positivamente, pelas oportunidades de crescimento, e que a presença de ESOP, de sua qualidade (QESOP) e de governança corporativa (GC) ampliam esse efeito.