ID: 25291
Autoria:
Rogério Mário Fernandes, Vanessa Fraga da Luz.
Fonte:
Contabilidade Vista & Revista, v. 16, n. 3, p. 83-96, Setembro-Dezembro, 2005. 14 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento Humano , Comunidade – Organização , Ética e Trabalho , Ética Profissional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No momento atual é observado uma intensa busca por parte das empresas por atitudes éticas. Isso porque presenciamos exigências sociais de maior integração entre a empresa e o social, respeito ao meio ambiente e a sociedade como um todo. O que é o reflexo da maior participação social na vida econômica das entidades. Essa postura social é positiva, pois os grandes beneficiários dessas cobranças é a própria humanidade que promove para si mesmo o bem estar e uma melhor convivência entre o homem e a natureza. Para se alcançar essa postura é preciso viver eticamente. Para a empresa, elaborar um Código de Ética é um passo importante nessa busca e uma maneira de deixar transparente para a sociedade qual é sua postura diante da comunidade, de seus clientes, de fornecedores e demais agentes econômicos e sociais. Em função disso a empresa fictícia, "Macarrão e Cia Ltda" está sendo apresentada e criado o seu Código de Ética Empresarial onde se encontra seu sistema de valores. Estabelece, assim, padrões e políticas uniformes para que todos os seus colaboradores saibam como agir em qualquer circunstância. É a forma que a empresa encontrou de transmitir aos seus colaboradores como se conduzir eticamente dentro dos critérios e padrões dos pensamentos da organização.