ID: 25097
Autoria:
José Carlos Marion, Adriana Maria Procópio de Araujo.
Fonte:
Contabilidade Vista & Revista, v. 9, n. 4, p. 23-29, Outubro-Dezembro, 1998. 7 página(s).
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Para uma melhor aprendizagem de contabilidade de custos é importante uma eficiente base teórica no início desta disciplina. Os princípios fundamentais de contabilidade são partes indispensáveis desta base teórica. É praticamente impossível um domínio satisfatório da contabilidade de custos sem uma visão de conjunto destes principies. Todavia, esta visão não poderá ser extensa e nem profunda, já que a teoria da contabilidade, normalmente ministrada após a contabilidade de custos, deverá mais adequadamente explorar este tema. Uma boa metodologia de ensino é aquela que abrange o conjunto dos principies fundamentais de contabilidade, permitindo ao estudante uma aprendizagem rápida e suficiente para utilizá-los como um instrumento teórico que permitirá a compreensão inteligível do processo contábil referente a custos. Para esta visão conjunta, a proposta metodológica do ensino, baseia-se em um edifício, sendo composto por três partes: alicerce (fundação, colunas), paredes (formando compartimentos) e telhado que irá abrigá-lo. Assim, respeitando a hierarquia dos princípios, o alicerce será os postulados (entidade contábil e continuidade), as paredes serão os princípios propriamente ditos (custo histórico como b se de valor, denominador comum monetário, realização da receita e confrontação da despesa) e o telhado significará as convenções (materialidade, conservadorismo, consistência e objetividade). Para fins didáticos, tomamos como regimes de contabilidade duas formas distintas: competência e caixa. Tratamos ainda como um princípio embrionário, o princípio da essência econômica prevalecendo sobre a forma jurídica.