ID: 9711
Autoria:
Edivandro Luiz Tecchio, Pedro Antônio de Melo, Thiago Soares Nunes, Humberto Tonani Tosta.
Fonte:
Desenvolvimento em Questão, v. 11, n. 22, p. 173-207, Janeiro-Abril, 2013. 35 página(s).
Palavras-chave:
Cooperação universidade-segmento empresarial , Desenvolvimento , Inovação , UFSC
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A cooperação Universidade-Segmento empresarial apresenta-se como um arranjo interinstitucional que congrega as ações do governo, da universidade e do segmento empresarial no processo de inovação. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar o processo de cooperação Universidade-Segmento empresarial na Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, descritivo, bibliográfico e documental com abordagem predominantemente qualitativa. A coleta de dados ocorreu com os diretores de centro, diretores do Departamento de Inovação Tecnológica e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão. Sua análise seguiu os preceitos da análise de conteúdo. Os resultados concluem que a cooperação universidade-segmento empresarial é bem-vinda na UFSC, entretanto o processo ocorre de forma incipiente e fragmentada, não institucionalizada. A relação entre os agentes ocorre, basicamente, de forma individualizada (pesquisador/segmento empresarial). Não existe uma legislação específica para nortear o processo, que ocorre amparado em leis federais e resoluções institucionais correlatas. As principais dificuldades encontradas no processo referem-se às diferentes visões a respeito da cooperação universidade-segmento empresarial, falta de legislação clara para nortear o processo, não institucionalização do processo, falta de uma cultura voltada à inovação e visões dicotômicas entre os agentes. Para superar essas dificuldades a UFSC conta com mecanismos facilitadores como: Departamento de Inovação Tecnológica; Fundações Universitárias; Departamento de Projetos de Pesquisa; incubadora de empresas Celta e Sapiens Parque. Por fim, verificou-se que a cooperação universidade-segmento empresarial é importante e necessária para a geração de inovações, pois a universidade cria e o segmento empresarial dissemina o conhecimento incorporado em inovações.