ID: 34657
Autoria:
Giovana Goretti Feijó de Almeida, Rogério Leandro Lima da Silveira.
Fonte:
Desenvolvimento em Questão, v. 13, n. 29, p. 158-190, Janeiro-Março, 2015. 33 página(s).
Palavras-chave:
Atores sociais , Estratégias , Redes , Redes de cooperação , Território
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O artigo aborda a temática da relação entre redes de cooperação de empresas de menor porte e o território no contexto de incertezas e dificuldades, mas também de oportunidades de mercado advindas da globalização econômica. O objetivo foi o de analisar a dimensão organizacional e territorial presente no processo de constituição e funcionamento de uma dada rede de cooperação de empresas, e expressa nos discursos e nas articulações estratégicas e políticas que seus nós integrantes desenvolvem no território onde atuam. Para tanto, analisou-se o caso da Rede Casanova, constituída em 2003, e que, até 2012, era reconhecida como a maior rede de cooperação no segmento de materiais de construção do Sul do Brasil em quantidade de lojas associadas. O estudo, de natureza qualitativa e de cunho exploratório, envolveu a realização de revisão bibliográfica, pesquisa documental, de entrevistas semiestruturadas e análise de dados primários sobre o processo de constituição e funcionamento da Associação Rede Casanova. A análise do desenvolvimento da Rede Casanova permite identificar a presença de um discurso fundante, permanente e contraditório de cooperação entre os seus nós constituintes (empresas), a existência, no seu território de atuação, de distintas estratégias de ação que vão desde uma maior cooperação horizontal entre os nós a uma maior centralização e concentração do poder, pelo nó central (sede), das decisões quanto à escolha dos novos integrantes e do modo de funcionamento e atuação da rede no mercado, resultando em mudanças significativas na sua organização territorial.