ID: 2866
Autoria:
Daniela Giareta Durante, Enise Barth Teixeira.
Fonte:
Desenvolvimento em Questão, v. 6, n. 11, p. 125-151, Janeiro-Junho, 2008. 27 página(s).
Palavras-chave:
Desenvolvimento humano , Gestão , Teorias administrativas
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O texto analisa como o desenvolvimento humano tem sido abordado nas Teorias Administrativas (Administração Científica, Escola de Relações Humanas, Teorias Motivacionais e de Liderança, Teoria Estruturalista e Teoria dos Sistemas). As teorias estudadas pouco oportunizaram o desenvolvimento do ser humano porque a preocupação e as políticas comumente giraram em torno da efetividade organizacional, relegando o aspecto social ao econômico. A gestão participativa, a gestão do conhecimento, o desenvolvimento da lógica emancipatória, a teoria da ação comunicativa, entre outros, constituem-se em alternativas para conciliar os interesses organizacionais e individuais na perspectiva do desenvolvimento. Essas alternativas, porém, implicam numa mudança de paradigmas, em uma visãocrítica da realidade, extrapolando, por conseqüência, a racionalidade funcionalista ainda predominante no ambiente organizacional.