ID: 2908
Autoria:
Maria Elizabeth Horn Pepulim, Gregório Varvakis, Francisco Antônio Pereira Fialho.
Fonte:
Desenvolvimento em Questão, v. 9, n. 17, p. 123-157, Janeiro-Junho, 2011. 35 página(s).
Palavras-chave:
3G , Consumo , Ergonomia , Gestão da Inovação , Tecnologia de telecomunicação , Telefonia móvel celular
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 457 indivíduos, entre maio e julho de 2008, em uma localidade da região Sul do país, que objetivou medir a acessibilidade e aplicabilidade dos recursos oferecidos pela tecnologia 3G pelo cidadão comum. Para isso, foi levantado o conhecimento junto ao consumidor, frequentador dessa localidade, denominado e visto aqui como cidadão comum, sobre como ele utiliza, propõe-se a utilizar, e considera sob o ponto de vista do uso, ergonomicamente viável, muitos dos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel celular, dentre eles a acesso à Internet por meio de um aparelho móvel celular, usando a tecnologia 3G. O artigo está estruturado com uma introdução, discussão teórica, metodologia e apresentação de resultados. O objetivo é oferecer subsídios para contribuir com a gestão da tecnologia 3G enquanto inovação. Entre os resultados obtidos se destaca a hipótese de a tecnologia 3G, no que diz respeito ao cidadão comum, ser mais uma tecnologia de venda do que de aplicação.