ID: 50198
Autoria:
Simony Rodrigues Marins, Ana Sílvia Rocha Ipiranga.
Fonte:
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, v. 4, n. 09, p. 148-204, Janeiro-Abril, 2017. 57 página(s).
Palavras-chave:
Bairros , Espaço , Fronteiras , Organizações , Prática
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Utilizando-se do aporte teórico das práticas cotidianas de Michel de Certeau, este estudo buscou compreender o organizar ampliado do cotidiano de uma Escola e Produtora de Fotografia. A Escola localiza-se nos limiares dos bairros Centro e Praia de Iracema da cidade de Fortaleza. A metodologia desenvolveu-se segundo uma inspiração etnográfica. Entre a Escola e os espaços apropriados pelos bairros nos quais transita foram identificadas uma malha de práticas de circunvizinhança física, cultural e funcional. Observou-se a ampliação do organizar a partir de práticas que apropriam espaços mistos que se unem, através das passagens pelo outro, tornando contíguos os espaços públicos da rua e dos bairros a partir do habitáculo da Escola. Este cotidiano ampliado se caracterizou, concomitantemente, por práticas do tipo táticas e estratégicas, sendo, contudo, predominantes àquelas do tipo tático.