ID: 10661
Autoria:
Regina Ornellas.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 5, n. 1, p. 33-62, Janeiro-Junho, 2013. 30 página(s).
Palavras-chave:
Avaliação de impacto , Cenários , Consumo colaborativo , Veículos elétricos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O crescimento das cidades e das populações tem promovido o aumento de renda e, consequentemente, do consumo. Alguns interpretam o crescimento do consumo como sinal de desenvolvimento de uma sociedade. Porém, ao se analisarem os resultados decorrentes do aumento desse consumo, percebe-se que eles tanto podem ser bons, como maus e, particularmente, irreversíveis. Esse consumo tem se caracterizado por ser descontrolado e insustentável, acarretando malefícios, especialmente ao planeta. Um exemplo é a frota de veículos, que traz junto com ela o aumento do congestionamento, gerando a emissão de gases poluentes. Em vista desse cenário, o consumo colaborativo, que antigamente era percebido apenas como forma usual de compartilhamento (escambo, empréstimo, troca e aluguel entre pessoas), está sendo estabelecido e disseminado pelas redes sociais, dispositivos móveis e geolocalização, tecnologias que permitem a qualquer pessoa encontrar locais, produtos e serviços disponíveis e compartilháveis ao redor do mundo. Esse movimento, que está ganhando caráter e força, juntamente com a tecnologia para veículos elétricos, tem capacidade de transformar os negócios e o modo de uma sociedade consumir e viver, enfatizando a filosofia da redução de gastos e o incentivo a que consumidores passivos passem a ser colaboradores ativos de uma tecnologia sustentável. O objetivo deste estudo é compreender o funcionamento do consumo colaborativo e o impacto de aderência a esse novo movimento em veículos elétricos.