ID: 21109
Autoria:
Roberto Minadeo.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 5, n. 2, p. 35-35, Julho-Dezembro, 2013. 1 página(s).
Palavras-chave:
Cisões , Estratégias empresariais , Fusões e Aquisições (F&A) , Modelo de Mintzberg , Modelos estratégicos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Costuma-se tratar de fusões e aquisições com freqüência na literatura. Porém, as cisões vivem em um permanente limbo, trata-se de assunto ainda pouco explorado em termos acadêmicos. Todavia, são muito comuns as operações de cisão, que podem atender a diversos propósitos, incluindo aspectos operacionais, legais, tributários, litigiosos, mercadológicos, entre outros. Com base nessa perspectiva, com o presente estudo, buscou-se analisar as motivações para um número considerável de operações de cisão, 60 ao todo, selecionadas a partir da década de 1930, com ênfase naquelas verificadas a partir de 1990. Foi empreendida uma busca de dados secundários, categorizadas pelos autores e analisadas à luz do modelo dos 5 P´s de Mintzberg (1987): a) plano – no sentido de curso de ação para o futuro; b) padrão (ploy), ou uma forma de superar a concorrência em dadas circunstâncias; c) posição – no sentido de espaço ocupado em determinado mercado; d) uma perspectiva de a empresa encarar o mercado; e e) pretexto – atitude para enfrentar a concorrência. Com base nos resultados, identificou-se que a maioria pode ser enquadrada como pretexto, seguida de plano e posição, depois padrão e perspectiva.