ID: 3163
Autoria:
Altair Borgert, Léo Schonorrenberger, Jóici Martins, Maurício Fernandes Pereira.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 1, n. 2, p. 158-184, Julho-Dezembro, 2009. 27 página(s).
Palavras-chave:
Avaliação dos custos , Estratégia , Mensuração dos custos
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Neste estudo, objetiva-se a construção de um modelo de avaliação dos custos, com a finalidade de prover aos gerentes e decisores informações para tomada de decisões. Na perspectiva de posicionamento estratégico, o julgamento das variáveis envolvidas num sistema de custos é fator expressivo para o sucesso empresarial. Neste sentido, fez-se uma tratativa de abordagens contemporâneas que envolvem custos – Teoria das Restrições, Balanced Scorecard e Gestão Estratégica de Custos – e discorreu-se sobre a avaliação dos custos. Entende-se que este é um fator relevante e que deve ser considerado para as decisões empresariais. Além disso, apontou-se alguns aspectos da Metodologia MCDA, recomendada à construção de um modelo de avaliação de custos e, por fim, construiu-se o modelo para complementar este estudo. Neste ponto, foram compiladas as variáveis de custos das três abordagens. Com isso, criou-se um repositório de diversas variáveis, cuja utilização e combinação dependem dos interesses e necessidades dos responsáveis por sua construção nas empresas. Assim, o número de variáveis a serem consideradas segue a complexidade do problema e da solução necessária. Por meio de encontros com o grupo de estudos, o modelo foi sendo construído, revisado e reconstruído até se chegar a um consenso. A partir disso, concluiu-se que um modelo de avaliação dos custos, quando construído de acordo com as características e necessidades de cada organização, pode ser a base para tornar a contabilidade mais útil para as empresas.