ID: 3192
Autoria:
Adalton Ozaki, Alexandre Del Rey, Fernando Carvalho de Almeida.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 3, n. 1, p. 85-111, Janeiro-Junho, 2011. 27 página(s).
Palavras-chave:
Inteligência competitiva , Inteligência tecnológica , Monitoramento tecnológico , Sinais fracos
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
No atual cenário competitivo, marcado por mudanças constantes e rápidas, é fundamental que as empresas monitorem ativamente o ambiente de negócios, em busca de sinais que antecipem as mudanças. Este estudo tem como objetivo propor e discutir uma ferramenta denominada Radar de Monitoramento Tecnológico, que procura resolver o seguinte problema: “como uma empresa pode sistematicamente monitorar o ambiente e captar indícios que antecipem oportunidades e ameaças para uma determinada tecnologia?”. A revisão bibliográfica abrange os temas Inteligência Competitiva, Inteligência Tecnológica, Análise Ambiental e Monitoramento Antecipativo. Com base na análise crítica da literatura, é proposta uma ferramenta denominada Radar de Monitoramento Tecnológico que compreende cinco ambientes a serem monitorados – político, econômico, tecnológico, social e concorrencial – cada qual com tópicos chave a serem analisados. Para exemplificar o uso da ferramenta, é realizada sua aplicação para o segmento de telefones inteligentes (smartphones), de forma apenas reflexiva e sem participação de uma empresa específica. Uma das sugestões de pesquisas futuras é justamente a aplicação da metodologia proposta em uma empresa real. Mesmo com a limitação de ser um estudo teórico, o exemplo permitiu verificar a aplicabilidade da ferramenta. O radar mostrou-se bastante útil para uma empresa que precise monitorar o ambiente em busca de sinais de mudança. A principal contribuição deste estudo é relacionar diferentes correntes de estudo (inteligência tecnológica, análise ambiental e monitoramento antecipativo) e diferentes abordagens para apresentar uma ferramenta de caráter prático que permita a um gestor a identificação e uma melhor visualização das oportunidades e ameaças, evitando assim as surpresas estratégicas no campo tecnológico.