ID: 42338
Autoria:
João Carlos Hipólito Bernardes Nascimento, Juliana Reis Bernardes, Wellington Dantas de Sousa, Rosenery Loureiro Lourenço.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 8, n. 2, p. 122-148, Maio-Agosto, 2016. 27 página(s).
Palavras-chave:
Avaliação Institucional , Satisfação Discente , Teoria de Resposta ao Item
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A avaliação institucional é uma exigência nacional a que se submetem as instituições de ensino superior visando, principalmente, promover melhoria na qualidade da educação, aumentar a efetividade acadêmica e aprofundar compromissos e responsabilidades das instituições. Esta avaliação ocorre em dois sentidos, interna e externamente. No âmbito interno, os discentes figuram como importantes atores na mensuração de aspectos qualitativos e quantitativos da educação. Nesse ponto, o presente estudo buscou mensurar o grau de satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior, avaliando empiricamente a aplicabilidade da metodologia desenvolvida por Bortolotti, Moreira Junior, Bornia, Sousa Júnior, & Andrade (2012) à mensuração da satisfação de graduandos em Ciências Contábeis. Para tal, com uma amostra composta por 64 discentes de uma IES privada e utilizando o Modelo de Resposta Gradual de Samejima, da Teoria de Resposta ao Item, foram obtidos indícios empíricos que permitem concluir pela adequação do instrumento desenvolvido por Bortolotti et al. (2012) à mensuração da satisfação dos graduandos em Ciências Contábeis. Adicionalmente notou-se que o modelo, apesar de não trabalhar construtos de forma segregada, contribui evidenciando fatores importantes não contemplados pelo modelo de Paswan e Young (2002), e que, como tal, podem ser incorporados nas futuras pesquisas sob os rótulos de, pelo menos, 3 categorias, a saber: ‘Iniciativas de promoção à qualidade’; ‘Formação científica’ e ‘Suporte de informações aos discentes’. Esses achados mostram-se relevantes no momento em que fornecem imprescindível subsídio para a constante do aprimoramento de todo o processo ensinoaprendizagem em contabilidade.