ID: 44017
Autoria:
Guerino Antonio Tonin, Felipe da Silva Ravanello, Nilson César Bertóli, Stefania Tonin.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 8, n. 3, p. 3-3, Setembro-Dezembro, 2016. 1 página(s).
Palavras-chave:
Cooperação , Formação , Redes horizontais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No presente trabalho, aborda-se o processo de formação de redes entre pequenas e médias empresas (PMEs). A partir de evidências teóricas, a questão da pesquisa confrontada foi compreender como ocorre a formação de redes interorganizacionais horizontais. A pesquisa estudou e qualificou os fatores subjacentes à formação de redes horizontais de cooperação. No estágio de formação da rede, são analisados os fatores de motivação, escolha do grupo, papel da liderança e a confiança. Para verificar a experiência da formação das redes, o delineamento da pesquisa é de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa empírica foi conduzida por meio de entrevistas com os primeiros e atuais presidentes de nove redes horizontais na região central do estado do Rio Grande do Sul (RS). Também, para melhor entender o fenômeno e aprofundar o estudo aplicou-se um questionário junto aos empresários fundadores das redes. Nos resultados da pesquisa, evidenciou-se que pressões contingenciais, como a concorrência, a dificuldade de obter recursos tangíveis e intangíveis, a falta de crédito, o baixo volume de negócio, exercem influência na motivação para formar redes, que buscam complementaridade de conhecimentos e resultados econômicos.