ID: 48845
Autoria:
Carlos Henrique Távora Pereira, Minelle E. Silva.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 9, n. 3, p. 126-148, Setembro-Dezembro, 2017. 23 página(s).
Palavras-chave:
Economia compartilhada , Estratégia , Marketing , Visão Baseada em Recursos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Sob o contexto emergente de uma nova realidade chamada economia compartilhada que se baseia em fatores tecnológicos, econômicos e sociais, a Administração precisa identificar novos caminhos. Com isso, Marketing e Estratégia são algumas das áreas que emergem como contributivas neste novo contexto. Entende-se que contribuições da estratégia apontam para a construção de valor socialmente compartilhado entre agentes da sociedade. Todavia, questiona-se: como promover o marketing como instrumento integrador da estratégia com a economia compartilhada? O presente ensaio teórico, assume tal fato como ponto central de reflexão e busca por meio da construção de elos entre a estratégia e a economia compartilhada, salientar quais caminhos podem ser traçados no contexto do marketing, uma vez que este serve como canal entre as empresas e a sociedade. Alguns insights surgem ao longo da discussão e identifica-se que, por exemplo, o marketing colaborativo assume um papel de destaque nesta integração. Assim, estimulase reflexões ainda não realizadas na área demonstrando o potencial da economia compartilhada no campo da Administração.