ID: 64839
Autoria:
Mauricius Munhoz de Medeiros, Antonio Carlos Gastaud Maçada, José Carlos da Silva Freitas Junior.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 13, n. 3, p. 325-355, Setembro-Dezembro, 2021. 31 página(s).
Palavras-chave:
Ciência de Dados , Cultura Orientada por Dados , Estratégia de Dados , Governança de Dados , Vantagem Competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança de dados são determinantes no modo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teórica de estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimento de proposições, e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big Data e a Ciência de Dados redefiniram a produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciência de Dados depende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que o modelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciência de Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizações precisem formular sua estratégia de dados, além de estabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciência de Dados em prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados, estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações, e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.