ID: 3346
Autoria:
Renato Telles, Edman Altheman, João Paulo Lara de Siqueira, Silton Marcell Romboli.
Fonte:
Gestão & Regionalidade, v. 27, n. 81, p. 32-45, Setembro-Dezembro, 2011. 14 página(s).
Palavras-chave:
clusters comerciais , clusters de negócios , estratégia em clusters comerciais
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente trabalho resultou do estudo sobre a adequação da abordagem de
clusters de negócios para operações varejistas, concentrados
geograficamente em centros urbanos. Sob esta concepção, examinou-se o
desempenho de bares na cidade de São Paulo, presentes em concentrações e
externos a elas. Resultados e indicadores, associados a cada uma das
configurações de operação examinadas, foram considerados segundo a
perspectiva teórica de clusters de negócios, buscando-se uma avaliação
da consistência desse modelo na compreensão das diferenças que,
eventualmente, viessem a ser encontradas. O quadro teórico de referência
utilizado baseou-se em estudos da área de estratégia, abordando o tema
cluster de negócios, o que compreende autores da linha europeia, que se
iniciou com Marshall, da linha americana, como Porter, e também
pesquisadores nacionais como Lastres, Cassiolato e Zaccarelli. O método
empregado na pesquisa consistiu de uma etapa quantitativa, na qual foram
entrevistados, com o apoio de questionário, responsáveis por bares na
Vila Madalena, na Vila Olímpia e em localizações isoladas, e de uma
etapa qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas
com proprietários e gerentes de bares dessas regiões. Foram encontradas
variações referentes à operação, à gestão e ao desempenho entre os
bares da Vila Madalena, Vila Olímpia e de estabelecimentos isolados. As
diferenças identificadas sugerem consistentemente relação com a
localização dos bares. Todavia, as informações obtidas não forneceram
base suficiente para a caracterização definitiva das concentrações como
clusters ou não, embora, nesse sentido, o agrupamento de bares da Vila
Madalena ofereça indícios vigorosos da presença de atributos
característicos de um cluster de negócios.