ID: 49699
Autoria:
Lucimar da Silva Itelvino, Priscila Rezende Costa, Maria da Gloria Marcondes Gohn, Claudio Ramacciotti, Geciane Silveira Porto.
Fonte:
Gestão & Regionalidade, v. 34, n. 101, p. 107-133, Maio-Agosto, 2018. 27 página(s).
Palavras-chave:
empreendedor social , Formação empreendedora , história de vida , inovação social
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo geral foi compreender como a formação do empreendedor social pode afetar a geração de inovações sociais. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo a partir das narrativas de história de vida dos finalistas e vencedores do Prêmio Empreendedor Social. Os resultados demostraram que a formação do empreendedor social está vinculada aos espaços e contextos de aprendizagem, à trajetória de liderança social e à motivação para o empreendedorismo social, sendo essas categorias permeadas simultaneamente pela educação formal e não formal, que quando integradas resultam em inovações sociais. Foi possível concluir que à medida que os empreendedores sociais renovam suas trajetórias de liderança por meio de novos projetos sociais, emergem novos contextos e espaços de aprendizagem, muitas vezes coletivos e informais, renovando as motivações do empreender social. Concomitante à formação do empreendedor tem-se, portanto, o valor social coletivo gerado a partir do desenvolvimento de inovações sociais.