ID: 53957
Autoria:
Thalita Silva Calíope, José Carlos Lázaro da Silva Filho.
Fonte:
Gestão & Regionalidade, v. 35, n. 105, p. 142-160, 2019. 19 página(s).
Palavras-chave:
Feira , Imitação , Inovação , Moda , Modinha
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste artigo foi identificar o processo de inovação nas empresas de confecção de modinha na Feira da José Avelino. Para alcançá-lo, realizou-se um estudo de caso na Feira da José Avelino. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade com 11 feirantes e analisados com a análise de conteúdo. Encontrou-se que, embora a Feira seja reconhecida como polo de moda e seja capaz de criar moda, há uma grande influência externa, especialmente de novelas, sendo um mercado de massa. Constatou-se que a estratégia inovativa predominante é a imitativa. Existe um ciclo incessante em que, quando surge uma inovação, os feirantes imitam uns aos outros, levando à saturação, com produtos sem diferenciação e com preços baixos que fazem com que haja concorrência acirrada entre as empresas, induzindo-as a buscarem inovações para se destacarem. Assim, a imitação leva à inovação.