ID: 54974
Autoria:
Katiana Diniz Almeida, Maria de Fátima Nóbrega Barbosa.
Fonte:
Gestão & Regionalidade, v. 35, n. 106, p. 67-85, Setembro-Dezembro, 2019. 19 página(s).
Palavras-chave:
Gestão do Desempenho , Meritocracia , Métodos de Avaliação de Desempenho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo teve como objetivo verificar em que medida o sistema de avaliação de desempenho do INSS tem favorecido o desempenho institucional, adotou-se, portanto, a estratégia de estudo de caso. Para coleta de dados, procedeu-se a uma pesquisa documental e de dados primários, tendo sido aplicado um survey aos Gestores das Seções Operacionais de Gestão de Pessoas (SOGP), atores relevantes nesse processo, a fim de identificar suas percepções em relação ao processo desenvolvido no INSS, ao método utilizado e aos usos das informações geradas pelas Avaliações de Desempenho. Os resultados apontam para o esgotamento do sistema de Avaliação de Desempenho Individual o qual, além de apresentar fragilidades metodológicas, é invalidado por aspectos culturais e intrínsecos à instituição, pois 99,4% dos servidores obtêm a pontuação máxima na Avaliação de Desempenho. Além disso, as informações geradas não têm sido úteis para prover capacitações, nem a aplicação de pessoal de forma efetiva.