ID: 10470
Autoria:
Ana Rosa de Sousa, Ana Elisa Stacanelli de Avelar, Giovani Blasi Martino Lana, Wellington Tavares, Luiz Marcelo Antonialli.
Fonte:
Gestão e Sociedade, v. 3, n. 6, p. 335-359, Julho-Dezembro, 2009. 25 página(s).
Palavras-chave:
Consumo , Redes , Traços culturais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Dentro do estudo dos traços culturais da educação no Brasil, pode-se contemplar o estudo do perfil dos consumidores dos serviços educacionais sob a ótica das novas estruturas organizacionais. Assim, pretendemos responder ao seguinte problema de pesquisa: “Os traços culturais do interior de Minas Gerais influenciam na busca pela ensino privado? As mudanças ocorridas entre os ensinos público e o privado estão levando o consumidor de serviços educacionais a procurarem cada vez mais as chamadas franquias do sistema educacional?”. Para tanto, foi realizado um survey, através da aplicação de questionário estruturado, com os pais/responsáveis de alunos do ensino fundamental de uma escola conveniada a uma rede de ensino em Lavras, MG. Utilizando técnicas de análise multivariada, foi possível confirmar que os deslocamentos ocorridos entre o público e o privado estão levando o consumidor de serviços educacionais a procurarem cada vez mais as franquias do sistema educacional. Evidenciou-se, também, que os tomadores de decisão, procuram pela rede privada de ensino com intuito de que seus filhos tenham, além de uma educação de qualidade, um serviço especializado, pautado na tradição, reputação e na relação escolafamília, bem como tenham ao seu alcance aulas complementares, além de acreditar que por se tratar de uma franquia de escolas, esta apresenta diversas vantagens.